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Alimentação consciente

A Alimentação Consciente consiste em ter em suas mãos a capacidade de escolher o que comer, quando comer, quanto comer e o que comer.
Concedo vários workshops para empresas públicas e privadas, que felizmente são cada vez mais as que tomam consciência de cuidar de seus empregados.

Um dos programas que mais sucesso tem é o de Alimentação Consciente.
A Alimentação Consciente é o oposto a comer de forma mecânica.
Você tem estado trabalhando duro em um projeto, e é momento de descansar um pouco. Você merece um prêmio. Se você estava segurando, esperando o delicioso sabor de Sorvete de baunilha? Como uma barra de chocolate? O batata fritas? O morangos frescos?
Se você comer o primeiro pedaço. Que rico! Quando ainda não terminou de engolir o primeiro, voltar a dar outra mordida. Olha de novo para o computador e algo prende sua atenção.

O alimento que desaparece!
De repente você olha para baixo. Onde está o seu prêmio? Seus dedos são pegajosos e ainda há um rastro de sabor na sua boca, então ele deve ter acabado quando tu não estavas vendo, cheirando, bebendo, curtindo. Se invadem a decepção e a insatisfação. Ele está acabado! Melhor me como outro.”

Você toca alguma coisa?
Participando no Workshop de Alimentação Consciente não só fornece informações úteis para uma alimentação equilibrada, baseada na Dieta Mediterrânea, e seus benefícios diretos sobre a saúde, mas que também fornece como treinar a atenção plena, através de prestar atenção, de forma deliberada na alimentação.

A vida e a alimentação mecânica são cada vez mais comuns.
Impele-nos a um ritmo vertiginoso e a exigência de estar sempre disponíveis, sempre preparados para responder imediatamente a qualquer mensagem.
Não prestamos atenção na quantidade de alimentos que nos servimos pedimos, comemos, se está tão boa como imaginamos se de verdade temos fome.
A atenção plena começa com a nossa decisão de que comer e beber.

E isto porque lhe pode interessar às empresas?
Além dos resultados óbvios para a saúde de seus funcionários e a redução do risco de doenças associadas à obesidade, como resultado da prática de atenção plena, com a Alimentação Consciente é realizada:

Melhorar o pensamento inovador.
Redução de stress (menor quantidade de cortisol no sangue).
Aumentar a memória executiva.
Melhora da flexibilidade cognitiva (menor reatividade perante os acontecimentos).
Maior satisfação nas relações pessoais (reduz os conflitos e afetam menos negativamente).
Diminuir a irritabilidade.

Promover a autoconsciência e a consciência dos outros.
Quando estamos em modo multitarefa prestamos atenção a muitas coisas ao mesmo tempo e enquanto isto pode parecer positivo, na verdade estamos perdendo qualidade, eficiência e tempo.
Em uma época de tanta distração, o antigo abordagem de gestão do tempo no trabalho está ficando obsoleto em favor de colocar a ênfase na gestão da atenção.

Um dos grandes problemas com que se defronta qualquer empresa hoje em dia é a quantidade de distrações a que está submetido um trabalhador. Em um estudo realizado pelo The Wall Street Journal observou-se que, em média, um trabalhador é interrompido se distrai a cada três minutos ao longo de sua jornada, visitar Facebook 21 vezes e verifique o seu e-mail pessoal, 74 vezes. Tudo isto tem um custo enorme para as empresas. Estamos falando de problemas de atenção e foco na tarefa.

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